Programa / Disciplinas

Disciplinas / Ementas

CENA E PERFORMANCE

Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Não
Carga Horária: 64
Creditos: 4
Ementa:
Os conceitos de performance e performatividade e a abordagem dos Estudos da Performance, em uma perspectiva transdisciplinar. A relação
das artes cênicas com a antropologia, a sociologia, a lingüística, a história, entre outros saberes. Modos de abordagem e procedimentos nos
diversos campos de conhecimento e suas interseções. Análise de obras e os aspectos tradicionais e contemporâneos das manifestações
performáticas. Exame específico da arte da performance e reflexão sobre a “virada performativa” em todos os campos artísticos desde meados
dos anos 1950.
Bibliografia:
ALICE, Tânia. Performance. Ensaio. De[montando os clássicos. Rio de janeiro: Confraria do Vento, 2010.
BISHOP, Clare. Participation (London: Whitechapel and The MIT Press, 2006)
BERSTEIN, Ana. “Marina Abramovic: do corpo do artista ao corpo do público”. In: Vozes Femininas (org.) Azevedo, C; Sussekind, F; Dias, T.
Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, 2001.
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
COHEN, Renato. A performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.
_____. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 1994.
DIXON, Steve. Digital Performance: a history of new media in theater, dance, performance art and installation. MIT Press, 2007.
FÉRAL, Josette. Théorie et Pratique du théâtre. Au-delà des limites. Montpellier: Entretemps, 2011.
GOLDBERG, RoseLee. Performances, l’art en action. Londres, Thames & Hudson, 1999.
HEATHFIELD, Adrian. LIVE: Art and Performance.New York: Routledge, 2004.
LIGIÉRO, Zeca (org). Performance e Antropologia de Richard Schechner. Mauad: Rio de Janeiro, 2012.
PHELAN, Peggy. Unmarked: the politics of performance. London: New Roudledge, 1993.
ROSE-LEE Goldberg. A arte da performance – do futurismo ao presente. São Paulo: Martins. Fontes Editora, 2006.
SCHECHNER, Richard & APPEL, Willa (ed.). By Means of Performance: Intercultural studies of theatre and ritual. Cambridge: Cambridge
University Press, 1990.
SCHECHNER, Richard. Performance Theory. New York and London: Routledge, 1988.
TURNER, Victor. From Ritual to Theatre: The Human Seriousness of Play. New York: PAJ Publications, 1992.
_____. The Anthropology of Performance. New York: PAJ Publications, 1988.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Rolar para cima