Linhas de Pesquisa

Linha 1: POÉTICAS DA CENA: TEORIA E CRÍTICA

Aprofunda o estudo das questões relativas às teorias estéticas e às metodologias de produção artística da cena, considerando que a cultura contemporânea, essencialmente midiática, propõe deslocamentos e novos desafios à própria concepção de arte, relacionando-a de forma intrínseca ao campo da comunicação. Neste sentido, os estudos analisam a produção, a recepção e a crítica teatral, levando em consideração o hibridismo de gêneros e a inter-relação entre campos artísticos e suas especificidades.

Docentes:
Alessandra Vannucci – Doutor, 2004, PUC-RJ
Carmem Gadelha – Doutor, 2002, UFRJ
Denilson Lopes – (Colaborador) Doutor, 1997, UNB
Elizabeth Jacob – Doutor, 2009, UNI-RIO
Gabriela Lírio – Doutor, 2004, PUC-RJ
Maria Teresa Bastos – Doutor, 2007, PUC-RJ
Manoel Friques – Doutor, 2017, PUC-RJ

Linha 2: EXPERIMENTAÇÕES DA CENA: FORMAÇÃO ARTÍSTICA

Voltada para a articulação entre teoria e prática nas artes, esta linha contempla pesquisas que desenvolvam a experimentação artística atrelando-a à escrita teórica. Acolhe pesquisas relativas aos processos de criação e reflexão do artista com ênfase no estudo crítico acerca das diversas técnicas, suportes, materiais e estratégias. Tem como eixo norteador o conceito de cena e seus múltiplos desdobramentos, a partir da compreensão da cena teatral como espaço híbrido e catalisador de pesquisas na área de artes, englobando estudos ligados ao teatro, às artes plásticas, à performance, ao audiovisual, à fotografia e à literatura.

Docentes:
Adriana Schneider Alcure – Doutor, 2007, UFRJ
André Parente – Doutor, 1987, Paris VIII
Daniel Marques – Doutor, UNIRIO.
Eleonora Fabião – Doutor, 2006, NYU
Fernando Gerheim – Doutor, 2003, UERJ
Gilson Motta – Doutor, UFRJ, 2002
Lívia Flores – Doutor, 2007, UFRJ
Aba 2 Ensino e pesquisa

Rolar para cima