Programa / Disciplinas

Disciplinas / Ementas

TÓPICOS ESPECIAIS III

Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Não
Carga Horária: 64
Creditos: 4
Ementa:
Investigação prático-teórica das funções da autoria sobre a cena na contemporaneidade. O autor como articulador de múltiplos agenciamentos
da obra de arte. Observação e experimentação de metodologias e técnicas de criação nos processos de composição da cena: espaços políticos
de negociação de autorias.
Bibliografia:
AGAMBEN, Giorgio. “O que é um dispositivo?”. In: O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
APPIA, Adolphe. “Conferência para Zurique”. In: SAADI, Fátima (ed.). Revista Folhetim n. 1. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto.
BENJAMIN, Walter. “O autor como produtor. Conferência pronunciada no Instituto para o Estudo do Fascismo”. In: Magia e técnica, arte e
política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras Escolhidas; v. 1).
DELEUZE, Gilles. “Um manifesto de menos”. In: Sobre o teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.
DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. Campinas: Papirus, 1991.
FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.
FISCHER, Stela. Processo colaborativo e experiências de companhias teatrais brasileiras. São Paulo: Hucitec, 2010.
GUÉNOUN, Denis. A exibição das palavras. Uma idéia (política) do teatro. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2003.
PICON-VALLIN, Beatrice. A arte do teatro entre tradição e vanguarda: Meyerhold e a cena contemporânea. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno
Gesto: Letra e Imagem, 2006.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
_____. O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.
TROTTA, Rosyane. Autoria Coletiva: processos de criação teatral. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (tese de doutorado).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, 2008.

Rolar para cima