Programa / Disciplinas

Disciplinas / Ementas

PROCESSOS DE CRIAÇÃO DA CENA

Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória:Sim
Área(s) de Concentração:
Artes da Cena
Carga Horária:64
Creditos:4
Ementa:
Diferentes formas de atuação, processos de criação e modos de recepção da obra. A formação do artista-pesquisador e a interface entre as
linguagens: as artes plásticas, o audiovisual, a performance, a fotografia, a literatura e o teatro. As novas tecnologias da cena e a
intermidialidade como potência para criação da poética da cena.
Bibliografia:
AUMONT, Jacques. O cinema e a encenação. Paris: Armand Colin, 2006.
BERGSON, Henri. Evolução criadora. Rio de Janeiro: Editora Martins Fontes, 2011.
DUBOIS, Philippe. Cinema, video, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
FLUSSER, Vilém. A filosofia da caixa preta. Ensaios para uma futura filosofia da caixa preta. São Paulo: Annablume, 2011.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. São Paulo: Perspectiva, 2010.
_____.A encenação contemporânea. Origens, tendências, perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2012.
PICON-VALLIN, Béatrice (org). Les écrans sur la scène. Lausanne: l’Âge d’Homme, 1998.
____. A Cena em Ensaios. São Paulo: Perspectiva, 2008.
PLUTTA, Izabela. L’acteur et l’intermedialité. Les nouveaux enjeux pour l’interprète et la scène à l’ère technologique. Lausanne: L’Âge d’homme,
2011.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

Rolar para cima