Programa / Disciplinas

Disciplinas / Ementas

TÓPICOS ESPECIAIS I

Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Não
Carga Horária: 64
Creditos: 4
Ementa:
A noção de teatralidade textual em relação à performatividade e à representação contemporânea. Contextos sócio-culturais de criação do texto
não-dramático. Transformações nos modos de representação na dramaturgia contemporânea. Aprofundamento de estudos através de propostas
de criação e recepção de textos.
Bibliografia:
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1971.
DOS SANTOS, R; REZENDE, R. No contemporâneo: arte e escritura expandidas. Rio de Janeiro: Editora Circuito/FAPERJ, 2011.
FÉRAL, Josette; SAVONA, Jeannette Laillou; WALKER, Edward A. (org). Théâtralité, écriture et mise-en-scène. Québec: Éditions Hurtubise
HMH, 1985.
FUCHS, Elinor. The Death of Character. Perspectives on Theater after Modernism. Bloomington and Indianapolis: Indianápolis University Press,
1996.
GUÉNOUN, Denis. O teatro é necessário? São Paulo: Perspectiva, 2004.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
REWALD, Rubens. Caos/Dramaturgia. São Paulo: Perspectiva/FAPESP, 2005.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SANTAELLA, Lucia. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Ed. Paulus, 2005.
SARRAZAC, Jean-Pierre. O Futuro do Drama. Porto: Campo das Letras, 2002.
SZONDI, Peter. O teatro moderno. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro.São Paulo: Perspectiva, 2005.

Rolar para cima