Programa / Disciplinas

Disciplinas / Ementas

TÓPICOS ESPECIAIS II

Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Não
Carga Horária: 64
Creditos: 4
Ementa:
Estudos do corpo – concepções, campos de ação e dramaturgias do corpo. O corpo do ator-compositor, do atuante, do performer e a análise de
princípios, poéticas, metodologias e técnicas de criação da cena: a espacialidade, a dramaturgia, a temporalidade, as mediações. A disciplina
funciona como um laboratório teórico-prático no qual serão investigadas, de acordo com a proposta docente, metodologias específicas que se
articulam à dimensão artístico contemporânea.
Bibliografia:
ALEXANDER, Gerda. Eutonia: um caminho para percepção corporal. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2008.
BACHELARD, Gastón. A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
BANU, Georges. L’acteur qui ne revient pas. Paris: Éditions Aubier, 1986.
CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo. Vol.3. As mutações do olhar. O século XX. Petrópolis/RJ:
Vozes, 2008.
ENAUDEAU, Corinne. Le corps de l’absence. In: Brûler les planches, crever l’écran. La présence de l’acteur. Saint-Jean-de-Védas,
L’Entretemps, 2001.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. São Paulo, Editora Graal, 2004.
GIL, José. As Metamorfoses do Corpo. Lisboa, Relógio D’água, 1997.
GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
HANSEN, Mark B. Bodies en Code: Interfaces with Digital Media. London: Routledge.
JONES, Amelia. Body art: performing the subject. Minneapolis and London: University of Minnesota Press, 1998)
LEPECKI, André. Exhausting Dance: performance and the politics of movement. London and New York: Routledge, 2006.
PLUTTA, Izabela. L’acteur et l’intermedialité. Les nouveaux enjeux pour l’interprète et la scène à l’ère technologique. Lausanne: L’Âge d’homme,
2011.
SCHECHNER, Richard. Performance. Expérimentation et théorie du théâtre aux USA. Montreuil-sous-Bois: Éditions théâtrales, 2008.

Página 12/69 – 25/07/2013 20:45:57

Rolar para cima